
O Reteste visa inspecionar se um cilindro GNV está apto a armazenar o Gás Natural Veicular (GNV), atendendo à NBR 12274.
O objetivo final do Reteste é a segurança veicular, uma vez que é extremamente arriscado utilizar um cilindro que esteja em más condições.
No processo do Reteste é inspecionado um conjunto de itens, visando identificar a integridade do cilindro em teste.
São avaliados meticulosamente no processo realizado desde a integridade do corpo de cilindro até a verificação de sua real capacidade volumétrica e resistência.
– Caso o cilindro não seja aprovado: é inutilizado e deve ser substituído.
– Caso o cilindro seja aprovado: no processo de requalificação recebe o selo de qualidade, atestando a sua condição adequada de utilização.
O prazo máximo de validade de cada Reteste é de 5 anos, podendo variar para menos, em função do estado apresentado pelo cilindro em cada vistoria anual.
Mantenha a segurança do seu carro e da sua família, agende hoje mesmo o reteste do seu cilindro.
Somos uma loja homologada, trabalhamos com peças de qualidade e possuímos um atendimento diferenciado.
Por que fazer o Reteste de GNV?
O Reteste é obrigatório e deve ser realizado em caso de reprovação do cilindro durante a vistoria anual do DETRAN ou por vencimento da validade do prazo fornecido por fábrica ou por um Reteste anterior.
O fato é que, seja por segurança ou adequação às normas vigentes, a requalificação de Cilindros GNV, deve ser realizada a cada 5 anos, conforme a data de seu último Reteste – conforme indicação do selo e marcação afixado na cúpula do cilindro – em caso de reprovação do cilindro durante a vistoria anual obrigatória do DETRAN.
Lembramos que em ambos os casos o Reteste do cilindro somente pode ser realizado por uma empresa que possua a acreditação específica do órgão de controle de qualidade.
Faça o seu Reteste em nossas lojas: todas com a acreditação IPEM-RJ, com as melhores condições de pagamento e a maior comodidade que você encontrará em serviços de Reteste no Rio de Janeiro.
Qual a importância do Reteste de Cilindro de GNV?
O principal foco do serviço de requalificação de cilindros GNV é a sua segurança e dos que estão à sua volta.
Ainda é alarmante o índice de acidentes que poderiam ser evitados pela simples atenção à data de validade de um cilindro GNV, por exemplo.
O GNV é seguro? sim!
Tão ou mais seguro que outros combustíveis. Entretanto seu sistema requer muito mais cuidados e atenção dos proprietários de veículos.
Faça a sua parte: não espere a próxima vistoria anual para fazer seu reteste: fique atento à data de validade marcada em seu cilindro!
Afinal, a segurança de cada um não tem preço. Faça o reteste conosco, somos certificados pelo IPEM-RJ.
Quando fazer o Reteste de GNV?
– Reteste deve ser realizado obrigatoriamente a cada cinco anos ou a qualquer tempo, desde que o cilindro seja reprovado durante a vistoria anual obrigatória.
Esse prazo aplica-se em casos de o cilindro ter tido um uso regular neste período.
Em casos onde o veículo portador do cilindro tenha se envolvido em acidentes ou qualquer outra intercorrência, recomendamos que seja feito o Reteste a qualquer tempo.
– Em caso de o cilindro GNV ser reprovado durante a vistoria anual, o proprietário do veículo reprovado recebe instruções da unidade vistoriadora para se encaminhar a um organismo acreditado para fazer a requalificação do seu cilindro GNV.
– É obrigatório pela legislação veicular atual, que o cilindro GNV seja retestado a cada cinco anos, independente de seu estado.
O tempo máximo de vida útil dos cilindros GNV por lei, atualmente são 20 anos, desde que o cilindro seja bem conservado e inspecionado periodicamente e requalificado a cada 05 anos.
Não esqueça: o Reteste do cilindro é um item obrigatório para regularizar a situação do seu automóvel. Você precisará fazer a inspeção veicular, através da qual lhe será fornecido o Certificado de Segurança Veicular e um Selo GNV. Se o cilindro estiver com a data de requalificação vencida, o seu veículo não será aprovado, podendo, assim, ser apreendido e multado.